Caros produtores rurais, o agronegócio vem avançando significativamente em todo o país, e no Tocantins esta realidade não é diferente. A pecuária de maneira especial está em crescimento em toda sua cadeia produtiva. Só nos últimos cinco anos, o nosso rebanho de bovídeos cresceu cerca de 16% somando atualmente mais de 10 milhões de cabeças.
Na mesma direção, aumentamos o número de frigoríficos e de agroindústrias que processam produtos cárneos e lácteos no Tocantins. As nossas exportações de carne também aumentaram, gerando mais renda aos produtores rurais.
Hoje, graças ao trabalho de defesa agropecuária que é executado pela Adapec e o compromisso e a responsabilidade dos produtores rurais nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa e a brucelose, aliadas ao trânsito seguro de animais, o Tocantins recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorização para retirar a vacinação contra a aftosa após a próxima campanha em novembro. E num futuro próximo, conquistaremos a certificação internacional, possibilitando a abertura de novos mercados para os nossos produtos cárneos.
Diante disso, surge a necessidade de darmos segurança a este patrimônio que conquistamos até aqui. É por isso, que o Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) retomou as contribuições junto aos produtores rurais, para fortalecer e garantir à proteção aos nossos animais contra perdas por motivos de doenças de notificações obrigatórias. Em casos como estes, o Funadeagro poderá ser usado como indenização aos pecuaristas.
Entendemos que este é um grande avanço na pecuária do Tocantins, o fundo ativo colabora com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, e é um seguro e uma garantia do patrimônio do produtor rural. O fundo possui uma política de aplicação financeira segura e transparente, que assegura aos produtores rurais, a certeza que trabalhamos com seriedade os recursos que são destinados ao Fundeagro.
Acompanhamos e defendemos o aprimoramento da política de defesa sanitária estadual por meio de parceria público-privada com a Adapec, a fim de garantir qualidade no atendimento aos produtores rurais tocantinenses e contribuir com a modernização da defesa agropecuária.
Por fim, conclamo aos produtores rurais para que façam a adesão a este seguro de defesa sanitária para os seus animais. Proteja seu patrimônio, faça sua adesão e conte com o Fundeagro.